FANDOM

Salvação e Condenação Editar

Comumente, nos vemos circundados por um dilema: seremos salvos? A grande maioria das pessoas se fazem esta pergunta, ao menos, uma vez por dia e a grande parte das denominações religiosas esforçam-se grandemente para alcançar este objetivo. No entanto, para responder a esta pergunta adequadamente, precisamos ter algum conhecimento do que signiifica a palavra Salvação - em termos teológicos, claro.

Ser salvo significa simplesmente escapar da condenação eterna. Seja por um triz ou de largo, se alguém puder escapar de ser condenado para toda a eternidade, este será salvo. No entanto, a salvação pode vir em qualquer um dos três graus de glória - Celestial, Terrestrial e Telestial - e, portanto, pode não ser a melhor das coisas. Se olharmos por este aspecto, teremos uma outra palavra para definir: condenação.

Uma das coisas que mais me intriga é que a palavra para "condenação", em inglês, é "damnation", que tem basicamente o significado de "impedir o progresso de". Olhando por este prisma, podemos ter uma idéia de quão amplo o termo "condenação" pode ser. Uma pessoa pode ser salva no reino Celestial e ainda assim estar condenada. Como? Porque, a não ser que ela seja exaltada (ver abaixo), terá seu progresso limitado. Apesar de este significado aparecer em Doutrina e Convênios somente, podemos ter certeza de que todos os profetas sabiam disso. Assim, podemos definir o "inferno", como o povo em geral conhece, como um lugar onde as pessoas sofrerão eternamente. Mas, responda-me quem for capaz de imaginar, ter seu progresso e aprendizado restritos para a eternidade não geraria um "inferno"?

Portanto, a resposta para a pergunta "Seremos Salvos?" pode ser "depende do ponto de vista". Se a pessoa simplesmente quiser escapar do "inferno", ela com certeza pode receber um "sim" como resposta. Mas, se ela quiser tornar-se um deus, então, a resposta simplesmente não existe - não de imediato.

A Condenação em detalhes Editar

Como já mencionado antes, a salvação é muito citada em várias denominações como seu objetivo mais solene. No entanto, devemos ter em mente de que, para ser salvo - no sentido de apenas escapar do que se diz como "inferno" -, as pessoas precisam fazer muito pouco. Já se ouviu mencionar Brigham Young dizendo que, para ser salvo apenas no Reino Telestial, basta não fazer absolutamente nada. No entanto, como mencionado no Plano de Salvação (vide Plano de Salvação - Avançado), existem vários graus de glória e, consequentemente, requisitos diferentes para cada um deles.

É aí que entram as ordenanças - batismo, confirmação, investidura, selamento e sacramento - que nos qualificam para entrar ou não entrar em determinado Reino. Nossa obediência à ordenança define aonde iremos, e o decreto, bem sabemos, é irrevogável.

No Reino Telestial, somente teremos a visita do Espírito Santo. No Terrestrial, de Jesus Cristo. Agora, ponhamo-nos no lugar do Senhor. Imagine-o enviando vários filhos seus e sabendo que, porque eles não quiseram, jamais poderão retornar. Agora, imagine-se sendo um destes filhos, jamais podendo ver seu pai novamente - isso porque você quis. É mais ou menos esse o significado de ser salvo em um reino inferior ao Celestial. No entanto, uma pergunta surge: como podemos ser salvos no Reino Celestial e, ainda assim, condenados? A resposta é bem mais simples do que a pergunta: porque ainda teremos o nosso progresso limitado, se não formos exaltados. O Senhor disse que, se não alcançássemos o mais alto grau de glória no Reino Celestial, seríamos anjos e servos dos deuses para sempre. Para sempre. Esta expressão me assusta.

Exaltação Editar

Agora que sabemos o que é salvação e condenação, podemos prosseguir com a pergunta: O que é Exaltação? Este termo não é muito usado nas escrituras e, quando é usado, seu significado não fica muito claro. Então, sem rodeios, explicarei o que significa a Exaltação em palavras simples: tornar-se um deus, exatamente como o Pai Celestial.

Antes de me atirarem pedras, prestem atenção. Nos é dito que fomos criados à Imagem e semelhança de Deus (quem nunca leu Gênesis?) e que, Cristo estava fazendo tudo o que vira o Pai fazer. Além disso, ele ordenou que fôssemos perfeitos como ele e o Pai são perfeitos. Se nos tornarmos perfeitos a este ponto, sendo iguais a eles, como não seremos deuses? A resposta a esta pergunta é inconcebível para mim, visto as evidências.

Mas, se fosse fácil, não teria graça. Para ser exaltada, uma pessoa precisa receber TODAS as ordenanças e ser o mais obediente possível. Parece pouco, mas é mais difícil do que parece. Calma, nem TÃO difícil, se souber por qual caminho andar. Nem todos os membros SUD serão exaltados, e nenhum das outras denominações terá esse direito; somente aquele que conhece a verdadeira Igreja e a segue de todo o coração, se arrepende todos os dias e vive de cada palavra que sai da boca de Deus pode candidatar-se à tal posto. Como eu já disse, esta pessoa precisa ser batizada por quem tem real Autoridade, precisa receber o Dom do Espírito Santo pelo mesmo método, precisa ser digna ao ponto de entrar no Templo Santo de Deus e receber todas as ordenanças disponíveis lá e, finalmente, ser digna de partilhar do sacramento com mãos e coração puro, sendo o mais obediente que puder. Se, ao final de sua vida, uma pessoa não se desviar destas coisas... bem, não posso julgar com certeza mas, na minha opinião, ela está bem mais próxima de ser um Deus.

Parece difícil? Não, na verdade, é bem fácil de entender. No entanto, é muita coisa para fazer (leia todos os artigos que existem aqui e tenha uma ideia!), além do serviço abdicado na Igreja. Apesar disso, é claramente possível, uma vez que, se não fosse, jamais estaria disponível a nós, humanos. E, se está, é porque o Senhor sabe que podemos, e ele espera ansiosamente que consigamos.

Detalhes como o que um deus faz, do que ele é feito e tudo o mais não podem ser escritos porque não existe nada revelado a respeito. Declaro que tudo o que for dito sobre isso é pura especulação.

O Chamado de Eleição Editar

Quando uma pessoa é exaltada, é-lhe concedida a chance de ver Deus e Jesus Cristo em seus corpos glorificados, e ele testemunhará que eles existem e que são quem são. Se fosse somente isso, já valeria muito a pena. No entanto, existe muito mais por detrás da cortina que nos separa dos Seres Divinos. Mas... e se uma pessoa puder ter essa oportunidade em vida? A isso damos o nome de Chamado de Eleição.

Joseph Smith era tão otimista que disse, uma vez, que todos deveriam assegurar seu chamado e eleição. Quando ele disse isso, ele quis dizer que os membros deveriam ser tão dignos a ponto de ver Cristo e saberem, com um conhecimento perfeito, que ele existe de fato e que é quem é. As pessoas que recebem o Chamado de Eleição têm essa oportunidade e fazem mais ou menos o que Tomé fez com Cristo - toca-lhe suas feridas - e sabe, sem dúvida, que o evangelho, Cristo e a Igreja são verdadeiros. A ele é assegurada a Exaltação caso continue vivendo retamente e ele não vive mais por fé: ele agora vive por visão, uma vez que viu o Senhor.

OK, muito bom, muito belo, mas o Chamado de Eleição coloca a pessoa numa posição bem delicada. Se ela, por um acaso, virar-se contra o conhecimento que tem e pecar, ela comete o pecado para a morte, a chamada Negação do Espírito Santo. Negar o Espírito Santo significa, simplesmente, voltar-se contra todo o conhecimento que recebera e rebelar-se contra Deus. Uma vez que, por mais poderosa que seja a visão de Jesus Cristo, é o Espírito Santo que testifica a uma pessoa que aquilo é verdade, ir contra o conhecimento dessas coisas é ir contra o Espírito Santo e, consequentemente, contra Deus. Assim, pode se ver que é possível subir ao posto mais alto e levar o maior tombo, para nunca mais levantar.

Não quero dizer que é uma coisa ruim, só que é uma coisa rara de se ver (não que se possa ver). Não se ouve as pessoas dizerem "ah, fulano recebeu o Chamado de Eleição" ou coisa do tipo, e uma pessoa pode ser a mais digna do mundo e jamais receber tal coisa, porque Deus pode julgar não ser apropriado. Uma vez que muito pouco é dito a respeito, devemos manter o mesmo silêncio reverente.

Como isso pode me ajudar? Editar

Acredito que essa seja uma das perguntas mais redundantes em todo o Evangelho. Sabendo como é o seu destino, fica mais fácil escolher e trilhar o caminho. Lembre-se que Joseph Smith queria que todos pudessem receber o Chamado de Eleição; ele trabalhava noite e dia para que as pessoas tivessem a Exaltação que havia sido garantida a ele. Não estou querendo que vivamos sem erros, mas que busquemos a perfeição. E, quem sabe, nos encontremos lá.

(texto para ser revisado)